Motivos da importância do Marketing de Conteúdo para projetos de internet

Marketing de Conteúdo é uma técnica que profissionais da área usam há muitas e muitas décadas com a intenção final de aumentar suas vendas de forma indireta, através da aproximação, encantamento e/ou atração de antigos e potenciais clientes, divulgando conteúdos relevantes, educativos e informativos.
 
Tal estratégia pode se utilizar de diversos meios de comunicação. Os cases antigos mais famosos usaram revistas segmentadas para as empresas melhorarem o relacionamento com seus clientes, e em alguns casos até com seus colaboradores, ou até mesmo guias de dicas a respeito de como fazer melhor uso de produtos.
 
Com o crescimento contínuo da internet, a grande relevância que a atuação na web tem para empresas e pessoas, além do reconhecimento de que a internet é conteúdo, nada mais óbvio que o marketing de conteúdo ter valiosa importância nas ações online.
 
O marketing de conteúdo tem ótimos benefícios, como por exemplo convencimento dos potenciais clientes de que a empresa ou profissional realmente possui o domínio do produto ou serviço que comercializa. Outro ganho através dos conteúdos publicados é a possibilidade de ajudar clientes ou prospects avaliarem se a empresa possui alguma solução que resolve os problemas que estão encontrando.
 
Fidelizar e reter clientes e potenciais clientes, difundindo a forma como a empresa atua e desvenda desafios de seus compradores, é outro benefício do marketing de conteúdo. Além disso, com a retenção e fidelização, o próximo passo será transformar os leitores, seguidores, interessados no conteúdo, clientes e potenciais clientes em defensores da marca, até porque o conteúdo disponibilizado pode não transformar um leitor em cliente, mas pode ajudá-lo na resolução de um problema. Portanto, o marketing de conteúdo também é uma forma de educar leitores.
 
Ao cruzar estas informações acima com números de pesquisas sobre comportamento das pessoas na web, o marketing de conteúdo ganha ainda mais força, vejamos:
  • 91% das empresas B2B e 86% das empresas B2C utilizam marketing de conteúdo de alguma forma;
  • Compartilhar algo interessante é o motivo principal de acesso à internet para 63% das pessoas;
  • 75% das pessoas não confiam em anúncios;
  • 60% dos consumidores se sentem mais confiantes com a empresa após ler conteúdo relacionado ao produto / serviço que lhes interessa;
  • 68% dos consumidores estão propensos a ‘gastar tempo’ (estarão ganhando tempo) com leitura de algum conteúdo de alguma marca que lhes interessa;
  • 78% dos consumidores acreditam que as empresas que produzem conteúdo para o seu público-alvo, estão interessadas em melhorar o relacionamento da marca com seus clientes e potenciais clientes.
 
Além disso, utilizar o marketing de conteúdo em projetos de internet é benéfico para outras formas de atuação na web, como o marketing de busca. Ao trabalhar o marketing de conteúdo, o site terá mais quantidade de conteúdos indexados pelos buscadores, o que fará com que ganhe mais relevância e seja mais indicado pelas ferramentas de busca. Assim atingirá novos efeitos, que podem ser comprovados nos números abaixo:
  • 93% das experiências online começam através de uma ferramenta de busca;
  • 97% das empresas com blog têm mais links externos fazendo ligações de entrada para seu próprio site;
  • 92% das empresas que produzem conteúdo aumentam o número de clientes adquiridos por dia a partir dos seus blogs;
  • Ao escrever entre 21 e 54 posts no blog, a geração de tráfego aumenta em até 30%.
 
Enfim, uma das mais antigas formas de fazer marketing é, atualmente, uma das melhores formas de fazer, graças à internet.
 
Junto a isso, colher os dados de acesso do seu site será outro grande diferencial para melhores resultados em seus projetos e ações na web.
 
Escreva, pesquise, vá em frente. Não sabe como começar? Fale comigo, posso te indicar alguns caminhos para percorrer.
 
Thiago Dacal
 
Dados retirados de pesquisas nos seguintes sites e/ou blogs:
 

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